Gol da Islândia

Não é o que você está pensando. Esse texto não trata de esporte e sim de política onde o povo islandês por muito menos do que está sendo empurrado ao brasileiro, derrubou seu 1º Ministro e todo o seu governo.

Quando começo a falar sobre isso, me olham com desconfiança como se eu estivesse apresentando-lhes um conto de fadas, mas se não acredita no que estou falando, fica fácil você fazer uma busca na internet e o que acontece na Islândia de 2008 para cá.

Já do lado de cá do continente, não me resta esperanças em um curto espaço de tempo com a classe política brasileira que insiste em ir contra o que cobra do povo. Nessa tarde de terça-feira, 20 de dezembro de 2016, os vereadores de São Paulo aprovam o seu próprio salário. Antes fixados em R$ 15.031,76 que já é absolutamente fora da curva do trabalhador convencional, passa a valer agora R$ 18.991,68 a partir de janeiro de 2017.

Se isso pode ser relevante em meio a pautas eternamente travadas, gastou-se menos de 5 minutos entre a colocação do projeto em pauta para a votação e o resultado do aumento de 26,3%.

O governo brasileiro sem sequer disfarçar, passa a conta ao trabalhador brasileiro para que suas regalias não sejam apenas mantidas como ainda aumentadas. O Brasil em rota de colisão com seu próprio futuro, incendeia um clima cada vez mais hostil e me faz lembrar do ocorrido com a Islândia no final de 2008 onde grandiosa parte da população sequer sabe do ocorrido. Parece que é melhor que o povo não saiba…

Passado essa turbulência no pequeno país de 320.000 mil habitantes, A Islândia se reergueu com turismo e exportações de pescado. A indústria turística há três anos cresce com um milhão de turistas recebidos por ano, vindos sobretudo da Europa e dos Estados Unidos e Ásia. “Nos próximos 5 ou 10 anos o desafio é continuar com a mesma experiência sem danificar o meio ambiente”. A crise financeira levou trabalhadores a mudar de setor, o que fomentou a criatividade e a inovação, mas definitivamente não foram seguindo as regras dos banqueiros que eles conseguiram alterar rua história.

Demétrius Carvalho Written by: